top of page

 

 

Samba de Yayá

O samba de roda foi considerado pela UNESCO Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2005 e é uma manifestação cultural preciosíssima.

O Samba de Yayá foi idealizado por Tatiana Rocha em 2012 com a intenção de apresentar o repertório de samba de roda como um estilo musical inerente aos cantos sagrados da Umbanda. Assim, juntamente com os outros integrantes do Terreiro de Umbanda Mãe de Deus - do qual  Tatiana é Yalorixá - formaram o grupo Samba de Yayá.

Desenvolvem um trabalho de pesquisa rítmica relacionado aos sotaques de samba da região do nordeste brasileiro e suas correlações com as religiões afro brasileiras, garimpam pontos de umbanda pouco conhecidos no sudeste e ainda desenvolvem um trabalho de composição voltado especificamente para esse universo musical e religioso. Esse trabalho tem a intenção de demonstrar que o sagrado e o profano se misturam, que existe leveza e alegria na fé e que o samba de roda é a "alma sonora" da Umbanda, religião totalmente brasileira.

O grupo é profundamente envolvido com a cultura popular e com as manifestações culturais de matriz africana, por isso o Samba de Yayá se propõe a servir como perpetuador e divulgador dessas tradições, reduzir o preconceito religioso e racial através da música, do canto, da dança e da festa. Se propõe também estimular às novas gerações o interesse e o respeito pelo samba de roda, samba de terreiro e samba de raiz e ainda permitir a interação entre banda e público. Atualmente o Samba de Yayá apresenta sambas de roda do Recôncavo, sambas de terreiro, samba de raiz, samba de umbigada e ainda cocos e ijexás, introduzindo instrumentos percussivos de várias regiões do nordeste e do sudeste, criando uma sonoridade única que se relaciona  com a tradição da cultura popular , ao mesmo tempo que se dedica ao trabalho de composição e criação de novas possibilidades rítmicas e sonoras.

O Samba de Yayá se apresenta nos espaços comuns, em praças, festejos relacionados à cultura popular, datas comemorativas e religiosas ou simplesmente pela satisfação de poder reunir pessoas para cantar e dançar juntos.

Em maio  de 2014 registrou as composições do gruno no cd chamado "SAMBA DE YAYÁ" que possui composições de Tatiana Rocha, Cris Monteiro, Diogo Nazareth, Leandro RP, Rafael Yasuda, Mirna Oliveira, Rafael Carvalho, além de músicas do domínio público.

O grupo foi idealidado por Tatiana Rocha. Cantora,compositora e pesquisadora da cultura popular, vinda de Salvador, Bahia, e radicada em Campinas, Tatiana é a coordenadora do projeto e a cantora principal.

Cris Monteiro é o percussionista responsável pela pesquisa e arranjos percussivos e é a voz principal dos cocos.

Foi selecionado no edital 2015 do Ficc- Fundo de Investimento Cultural de Campinas - para circulação do seu novo show que mantem a  pesquisa de cantos sagrados e apresentação de músicas autorais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
bottom of page