top of page

BRIGADA DE OXALÁ

         romance&cd

Georgia é uma fonte em negrito elegante e bem legível, mesmo em telas menores. É a fonte ideal para mobile. 

 

Eu me chamo Tatiana e eu nasci em Niterói, fui criada em Salvador e atualmente moro em Campinas, São Paulo. Tenho dois filhos, vivo com um homem que é louco pelo Flamengo, tenho três gatas pretas e cinco cachorros vira-latas.

Também me chamam de Tatiana Rocha, cantora e compositora, pesquisadora da cultura popular, guerrilheira da música independente com nove cd's gravados, um dvd e um monte de trilhas para teatro. Vivo da música e para a música.

Mas também atendo a quem me chama de Mãe Tatiana de Yemanjá, dirigente espiritual do Terreiro de Umbanda Mãe de Deus, com sede aqui em Campinas e que tem como braço artístico o grupo de samba de roda Samba de Yayá, idealizado por mim e formado por todos os meus filhos de santo. Um adendo importante: Yayá é a forma carinhosa que eles me cumprimentam e significa mamãe. Bonito, né?

A mulher, a artista e a dirigente espiritual se fundiram, no grande barro da criação, e nasceu a escritora. Nasceu sem eu perceber, no meio das ervas que eu plantava, no bafo da panela no fogão, nas madrugadas solitárias e nos intervalos das visitas regadas à café, na mesa da cozida manchada pelo tempo e por tantos cotovelos. Escrever sempre foi libertação para mim.

Um dia, me deu vontade de contar uma história que explicasse o que se faz necessário para que uma pessoa se torne um líder espiritual, que falasse do tanto de gente que se prontifica a ajudar, tanto na terra como nos céus,  para a preparação de um soldado do bem e do amor, acima de tudo. Sendo umbandista, nada mais natural que contar essa história usando o universo mágico da Umbanda, suas lendas, seus cantos, seus orixás, seus caboclos, guardiões e pretos-velhos.  Assim nasceu o meu primeiro romance batizado de BRIGADA DE OXALÁ.

Isso, por si só, já seria uma alegria e uma grande vitória, mas o homem com quem eu vivo é compositor também e, no meio de uma conversa de casal, surgiu a ideia de fazermos a trilha sonora do livro, com canções que falassem de passagens e personagem da história, como se faz em filmes e séries de televisão. Alexandre Lemos, o marido-parceiro, escreveu a maioria das letras e eu fiz as melodias. Algumas canções nasceram só de mim, outras só dele e quando vimos, era um material muito rico e tão afinado com a história que ficamos loucos pra mostrar o trabalho pronto para todo mundo.

 

 

SOBRE O LIVRO

O menino Damião está pretestinado a ser um dirigente espiritual, no futuro. Para isso precisa ser orientado e protegido. O livro narra o esforço de várias pessoas para que a missão espiritual de Damião tenha sucesso. Todos os personagens estão ligados a ele de alguma forma: a velha yalorixá que o guia, o jovem ogam, a Madre, os guardiões que são convocados para a batalha, os Orixás, o preto-velho, todos unidos como uma imensa brigada de luz.

A história busca retratar de forma poética as lendas,  mitos, ritos, símbolos e fundamentos da Umbanda em sua missão pelo bem e pelo amor.

A ilustração da capa é de Rety Ragazzo.

 

Para ler um capítulo do romance clique aqui.

 

 

SOBRE O DISCO

O disco é a trilha sonora do livro. Todas as composições são inéditas, compostas especialmente para o projeto, e são de autoria de Tatiana Rocha e Alexandre Lemos, que dividem a direção musical.

Alexandre  Lemos é compositor com mais de 150 canções gravadas, por inúmeros intérpretes e parceiros, entre eles Ney Matogrosso, Renato Teixeira, Sergio Reis, Marjorie Estiano, Ceumar, Celso Viáfora, MPB4, incluindo a própria Tatiana Rocha.

 

Ouça aqui uma das canções do cd.  Nesta canção a letra e música é de Alexandre Lemos.

 

INFORMAÇÃO IMPORTANTE!

 

O projeto Brigada de Oxalá foi concretizado através de financiamento coletivo durante os meses de novembro e dezembro de 2015. A data limite para entrega é até junho de 2016.

 

 

 

bottom of page